sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

VICIADOS NA INTERNET



Algumas pessoas tem fobia de computador, não se sentem qualificadas, principalmente se passaram dos quarenta anos, acham que nunca vão conseguir dominar a máquina, não vão se adequar, mas qualquer um pode usar o computador.






A chegada do computador e a sua normatização revolucionou o mundo dos nossos dias. Hoje, é vital para a sobrevivência humana o conhecimento de informática e computação em todos os países. Muitas pessoas já têm adquirido o seu próprio computador para o uso doméstico. Mais da metade das ofertas de emprego, exige conhecimento de informática, a máquina de escrever ficou abandonada, ultrapassada.





Não devemos ter medo da tecnologia. Não é pecado possuir um computador, não é luxo, é necessidade nos dias atuais. Qualquer pessoa pode e deve aprender a mexer em um computador e isso às vezes toma muito tempo, dependendo da necessidade que ela tem de aprender logo para não perder uma boa oportunidade de emprego!


Mas será que o computador pode viciar?



Será que o computador pode causar algum dano à saúde de seus viciados?





Essa tem sido a preocupação de muitas mães. A resposta a essa pergunta é SIM ou NÃO. Alguns jogos de ação podem deixar as crianças muito agitadas e com dificuldade para pegar no sono às noite, mas, jogos educativos podem estimular a curiosidade natural.





Há milhões de computadores multimídia instalados no Brasil e a venda de computadores não para de crescer. Para os pais é tarefa árdua escolher jogos que contribuam para o desenvolvimento das crianças muitos jogam abusam na prática de violência, sem contar com a pedofilia etc...



Hoje, é muito comum acharmos nas famílias pessoas viciadas em cigarro, bebidas e até mesmo em drogas. Hoje, milhões de jovens e adolescentes no mundo inteiro experimentam pelo menos um desses vícios, com tendência de explosão no consumo e suas consequências nefastas.




Mas gostaria de abordar um tema pouco comentado, ou seja, o vício que está tomando conta da cabeça e da vida de muitos jovens e adultos no momento: ficar conectado muitas e muitas horas a um computador.


A Bíblia instrui e adverte:








ENSINA A CRIANÇA NO

CAMINHO EM QUE DEVE


ANDAR, E ATÉ QUANDO


ENVELHECER NÃO SE

DESVIARÁ DELE.

(Provérbios 22-6).



Os pais estão comprando computadores para seus filhos com a melhor da intenções, mas não estão percebendo (algum nem tempo têm para isto) que as crianças muitas vezes gastam horas e horas presos a esta atividade, que até se esquecem de comer, adiam tarefas também importantes com a desculpa de que não podem interromper no computador o que iniciaram.



Tem um caso de uma Senhora que estava quase se separando do marido. O motivo era o concorrente rival-computador. Eles já estavam dormindo em camas separadas porque ele alegava que de madrugada é mais barato ficar na Internet e só ia dormir de madrugada, e para não acordar a esposa àquela hora, dormia pela sala.




O pior aconteceu quando tiveram o terceiro filho. O marido não lhe deu a devida atencão (preso ao computador e a Internet), deixando para fazê-lo apenas no resguardo. Foi uma decepção total, deixando-a tão traumatizada que não queria nem ver computador na sua frente. Não deixa de ser um tipo de ciúme, pois o computador neste caso está fazendo o papel. Não deixa de ser uma falta de amor e respeito ao cônjuge e à própria estrutura da família.





Para seu desespero eles têm três filhos homens e o pai já estava ensinado computação aos meninos, sendo que o mais novo, ficava no colo do pai e os outros dois em volta. A mãe não conseguia mais disciplinar os filhos, não existia hora certa para mais nada, as refeições eram feitas individualmente, faltava tempo para diálogo, um verdadeiro caos.





A esposa reclama que não achavam mais tempo para passarem juntos, o único lazer daquela família era o computador. Ela não aguentava mais!!





Que conselho alguém poderia dar a esta esposa aflita?


Sair de casa, abandonar o marido e os filhos jamais resolveria o problema;


Conversar com o esposo, achar um tempo para discutir o problema;

Evitar qualquer acusação ou mesmo condenação. Em vez de conflitar, pedir a DEUS uma orientação melhor, mais segura e mais eficaz;

Não se desesperar nunca. Quem sabe é uma fase, uma nova fase. Será que ele, principalmente ele, não vai enjoar daquilo que está fazendo? Quantos viciados que abandonam o vício.

Não se pode descartar a possibilidade de orientação e ajuda pastoral;

Procurar alguém habilitado em assuntos de famílias e também de computador a fim de compartilhar destas preocupações;

Uma outra possibilidade seria a esposa passar a gostar do computador, assim , o seu envolvimento minaria esta radicalização dele.



Uma outra preocupação de alguns pais no momento é:



Como ajudar seu filho a não se viciar no computador?


Este conselho é muito antigo (Deuteronômio 6.4-6) Leia diariamente a Bíblia junto com seu filho ;


    Ensine a criança a amar a DEUS acima de todas as coisas;


    Manifeste interesses pelos jogos, e na medida do possível, procure participar;


    Muitos pais não participam porque acham complicado lidar com o computador e não sabem o que estão perdendo. Há que ser ter domínio próprio;


    Controle as horas e determine quanto tempo ele vai ficar ligado no computador;


    Estabeleça horário para as refeições, higiene, recreação escola etc;


    Adquira boas revistas e livros que ajudem a boa formação de seu filho;


    O exemplo dos pais é vital. Não seja egoísta, esteja atenta às necessidades de sua família, evite a negligência;


    Envolva-se no mundo dele, seja a sua melhor amiga, trate-o bem, com amor, carinho e respeito;


    Lembre-se: os pais é quem deve comprar os jogos;


    Estimule a prática de esportes. Creio ainda que isto não é tudo;


Uma das maneiras de se detectar o problema é tentar ligar para casa (se for Internet discada) e não conseguir , porque o único telefone está ocupado o tempo todo pois está ligado ao computador.





Uma pesquisa feita pelos fabricantes de computadores descobriu que pessoas conectadas por um período muito longo tinham mais tendência para a depressão. Mesmo correndo risco de prejuízo nas vendas, o resultado foi divulgado.






Surpreendentemente, constatou-se que as vendas não diminuíram.


As pessoas devem concluir que vale a pena o risco pela importância da máquina.


O apóstolo Paulo, em ICoríntios 6.12 e 10.23, nos adverte:



¨Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convém; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam (espiritualmente).... e eu não me deixarei dominar por nenhuma...¨


O profeta Daniel registrou: a ciência se multiplicará...a ciência e seus produtos nem sempre estão harmonizados ou subordinados às leis divinas e aos princípios estabelecidos pela sua Palavra.

Só DEUS pode trazer paz e alegria verdadeira ao coração humano. Todo viciado em certo grau está escravizado e João diz (8.36):



¨Se o Filho de DEUS vos libertar, verdadeiramente sereis livres.¨






O apóstolo Paulo diz claramente:



¨O pecado não terá domínio sobre vós¨(Romanos 6.14)¨


A vida é muito dinâmica, o organismo humano tem também a sua dinâmica que não pode ser monopolizada apenas pela máquina, por isso, quem sabe seja isso uma das causas da depressão nos viciados em computador.




Uma pessoa que vivesse apenas para ver televisão todo dia e o dia todo morreria de enfarte, principalmente pela qualidade de seus programas.





Qualidade total é um dos temas da tal globalização, ma qualidade total somente encontramos em CRISTO, pois ,qualidade de vida é o tema principal da Bíblia.



Só para exemplificar citamos João 10.10:



¨O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que tenham vida e vida com abundância.¨


VIDA ABUNDANTE SIGNIFICA VIDA MARAVILHOSA, VIDA FELIZ DE VERDADE

2 comentários:

  1. Parabéns pela matéria, me ajudou muito. Pois de certa forma eu tinha um certo vício por redes sociais, mesmo sendo Cristã.
    E também me ajudou em um trabalho escolar (:

    ResponderExcluir

comente algo se quiser....

MENSAGENS QUE EDIFICAM