terça-feira, 10 de novembro de 2009

PERDÃO





FONTE DE VIDA
Talvez o aspecto mais difícil da vida cristã seja o exercício do perdão. É preciso que uma ¨teologia do perdão¨ seja desenvolvida, clara e inequívoca, para que deste modo o Reino do Senhor cresça e prospere.

O SIGNIFICADO DO PERDÃO


O que é perdão? Quando se fala de perdão, fala-se em DEUS e na sua graça, tanto que o perdão é a base do plano divino para o ser humano decaído. David Augsburger diz que ¨perdoar é aceitar sem exceção: aceitar não apenas a ferida causada, mas aquele que a proporcionou. É aceitar a perda provocada por atitudes ou palavras danosas. Perdoar é doar-se a si , sem buscar retribuição. Dá-se amor quando o inimigo aguarda ódio; dá-se libertação quando o inimigo merece castigo.

Dá-se compreensão quando o atacante espera ira e vingança. O perdão não busca o seu proveito próprio; ele devolve ao ofensor sua liberdade e futuro. O perdão liberta-nos do passado, restaura o presente e regenera o futuro¨.


A NECESSIDADE DO PERDÃO
O perdão se constitui numa carência humana e universal. JESUS expressou essa necessidade na parábola do credor incompassivo, em Mateus 18.23-25-35. Lá ELE mostrou que perdoar e ser perdoado constitui-se numa única atitude: não podem separar-se; são como duas faces de uma mesma moeda. Vemos exemplificada aí a diferença entre a incomensurável dívina de outros para conosco. O contraste é estarrecedor e, ainda assim, o Senhor está pronto a nos perdoar sempre.

O perdão é necessário porque confere a graça libertadora do Senhor ao homem, além de proporcionar-lhe a liberdade de amar e viver de forma criadora, pois Ele mesmo se tornou nova criadora, segundo nos afirma Paulo em IICoríntios 5.17.
Se desejamos ter um relacionamento real e honesto com DEUS, é preciso vivermos uma reciprocidade no perdão, pois isso é absolutamente necessário e vital para a sobrevivência espiritual de todo cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente algo se quiser....

MENSAGENS QUE EDIFICAM