segunda-feira, 2 de novembro de 2009

UM MANDAMENTO ESPECIAL



¨O meu mandamento é este: Que vós amei uns aos outros, assim como Eu vos amei.¨ (JO15.12)

Coisa difícil está nos ordenando o Mestre. Amar-mos uns aos outros, na dimensão especial como aquela em que Ele nos amou, é coisa impossível às nossas limitações humanas. Talves, em atos extremos ou isolados, tenhamos provas positivas de um amor assim, quando pais morrem pelos filhos, amigos por amigos ou irmão por irmão. Mas além de serem fatos isolados e extremos, são poucos, pouquíssimos.

Foi isto que Ele fez por nós: Não somente nos deu uma nova vida, quando podemos sentir o conforto de sua esperança em nosso viver, sua ajuda na dificuldade, seu consolo na enfermidade, mas foi muito além, morrendo na cruz, do Calvário em nosso lugar, legendando-nos a salvação, o direito à vida eterna.

Diante de tal prova de amor, como amar-nos hoje, na mesma intensidade e valor? Impossível, diremos. Ainda mais, porque dadas as mudanças que a vida em sociedade hoje nos permitiram alcançar, não precisamos mais de prova de amor tão impressionante como aquela de dar alguém a sua vida pelo amigo. No entanto, há muitas outras formas de demonstrarmos nosso amor, seguindo outros exemplos Dele, e não apenas pensando no referencial de que morreu por nós. Ele entendia o intempestivo Pedro.

Ele compreendia o desconfiado Tomé. Ele até conseguia conviver com o traídor Judas! Tudo isso, provas inequívocas, comuns e diárias do amor com que se entrelaçava com seus seguidores, embora consciente de suas fraquezas e limitações.

E nós, temos sido pacientes com o nosso próximo? Entendemos suas ações? Desculpamos, talves as falhas? Andamos ¨mais uma milha¨, sempre? É a isto que Ele nos estimula, quando nos recomenda ¨amai-vos uns aos outros, assim como eu vós amei¨.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente algo se quiser....

MENSAGENS QUE EDIFICAM